sábado, 31 de dezembro de 2011

Lição 8 - (Novembro de 2011): Jamie Oliver e o Ministry of Food.

Lição 8 -  (Novembro de 2011): Jamie Oliver e o Ministry of Food.



Em Novembro de 2011 tive um compromisso de trabalho em Londres, uma reunião com uma comunidade científica internacional. Levei minha "equipe de Terra", Tati e Fá (Fabiano). Fá havia morado em Londres e, com certeza, iria muito me ajudar nas atividades. A mão de direção é invertida, e, confesso que é muito esquisito dirigir desta forma. Cumpridas as atividades Profissionais, fomos conhecer alguns lugares. Um dos lugares que eu não deixaria de ir é no restaurante Fifteen de Jamie Oliver. Para quem não conhece, Jamie Oliver é um famoso Chef de Cozinha, muito conhecido na Inglaterra e em outros País, incluindo o Brasil. Seus programas são baseados em tentar demonstrar que preparar seu próprio alimento é muito mais simples do que você imagina. E, com isso, Jamie Oliver consegue passar uma mensagem muito interessante, ou seja, de que você pare de comer  "fast foods", "junkie foods" e passe a preparar seu próprio alimento, muito mais nutritivo e saudável. Há cerca de 3 anos, acredito que eu não sabia preparar corretamente nem um OVO FRITO! Que vergonha! Havia feito algumas aulas de culinária, mas, nestas, não se aprendia "de fato" qual era a técnica de preparo do alimento em detalhes. A coisa funcionava muito mais como um jantar, em que você observava seu preparo! Acontece que em 2010 eu conheci o programa de Jamie Oliver e comecei a prestar atenção e anotar o que ele estava ensinando. Fiz de minha cozinha um verdadeiro laboratório! É claro que nem sempre dava certo, mas, eu ia pelo erro tentativa. Errar é a maior arte Humana de aprendizado. Porque aquele que erra e procura corrigir seu erro na próxima tentativa, está adquirindo EXPERIÊNCIA. 


Por isso, a oportunidade que eu estava tendo de conhecer o restaurante primário, FIFTEEN, do Jamie Oliver representava muito para mim. Não era apenas "ir ao restaurante do Jamie", mas, vivenciar, na pele, um pouco de suas origens. 



Descobri que o restaurante era, na verdade, uma escola de gastronomia avançada. Todo ano, cerca de 12 pessoas são selecionadas para ingressar. Jamie Oliver dá preferencia para pessoas carentes, sem perspectiva de futuro. Tudo isso é vinculado a uma fundação que Jamie criou. Descobri, também, que o Jamie Oliver era muito mais famoso do que imaginava. Atualmente, ele se dedica a uma proposta que criou, chamada Ministry of Food. A ideia é exatamente estimular as pessoas a prepararem o próprio alimento, com hábitos mais saudáveis (http://www.jamieoliver.com/jamies-ministry-of-food). 






Fica aí o convite: que tal você tentar preparar seu próprio alimento ? 

Não confunda comidas elaboradas, com comidas "engordativas" (risos). E se precisar de uma forcinha, procure minha amiga, Fávia Semenow, que poderá lhe dar aulas particulares de culinária e gastronomia (http://cozinhando-flavinha.blogspot.com). 

**********************************************Continua*****************************************




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário