sábado, 31 de dezembro de 2011

Lição 10 - Cuidado com "eiros" e "istas".

Lição 10 -  (Dezembro de 2011): Cuidado com "eiros" e "istas".


Belo Horizonte, 31 de Dezembro de 2011


Completa-se hoje 2 anos e 1 mês que Eu e Tati nos mudamos para nossa casa. Entretanto, hoje eu e ela podemos celebrar o primeiro dia em que temos, realmente, uma casa funcional. Explico. Em Outubro de 2009, quando saíamos em Lua de Mel, um Marceneiro que havia contratado nos abordou no caminho para o Aeroporto, requisitando um complemento de valor que eu já havia pago antecipadamente. Ele me deu a palavra e a garantia de que quando voltássemos, toda a casa estaria montada (armários dos quartos, da sala, banheiros, cozinha e dispensa). Acreditei na palavra daquele senhor e fiz o pagamento, que quase totalizava o montante completo do serviço. É claro que eu não poderia ter confiado naquela "palavra". Deveria ter feito um contrato, registrado em cartório e determinado prazo e multa por não cumprimento. Contudo, eu ainda acreditava na palavra de algumas pessoas, especialmente quando se olha nos olhos desta. Pois, infelizmente, fui enganado e paguei caro por isso. Não apenas pelo dinheiro que havia perdido, mas por todos os transtornos que aquela situação iria desdobrar. Um casa sem móveis não é uma casa funcional. Imaginem, roupas jogadas, talheres em caixas, sem local para colocar mantimentos e por aí vai. Fiquei esperando o danado do Marceneiro e pronunciar até março de 2010, quando cansei de esperar e tomei providências. Acionei o "profissional" judicialmente, bem como fui contratando serviços de empresas sérias para ir fazendo por partes o que faltava. E o que faltava ? A casa toda...


Muitos meses de sofrimento, irritação e desapontamento. Os móveis foram sendo confeccionados e entregues por outras empresas contratadas. Ganhei a ação judicial, que está em fase de execução. O marceneiro não tem dinheiro para me pagar, mas tem dois carros novinhos na garagem. Justo não é ? Some com seu dinheiro e compra carros novos! Teve até um episódio esse ano muito interessante, que 5 dias antes de eu embarcar para Londres, todas minhas contas correntes no Brasil e aplicações foram bloqueadas. O que ocorrera ? O Juiz determinou um bloqueio do tipo  "BACENJUD" no meu CPF ao invés de fazê-lo no CPF do Marceneiro que havia me dado o cano! Contratempos a parte (e algumas raivas também...), chegamos ao final de 2011 com a casa montada. A última parte foi a cozinha, que foi finalizada recentemente e os utensílios alocados em seus devidos lugares.




 Tínhamos muitos presentes de casamento que sequer puderam ser abertos! Fechamos o ano de 2011, depois de passar por tantas experiências adversas, com a casa em organização. O título do "post" se chama cuidado com "eiros" e "istas", pois, faço referência aos "marceneiros", "pedreiros", "bombeiros", "eletricistas", que podem transformar sua vida em um inferno! Por isso, temos de ficar atentos e fazer um belo planejamento. Parece que apenas a "palavra" não pode ser motivo de acreditação, sem que exista um bom contrato selando o acordo. Aprendi isso da pior maneira, e , não desejo a ninguém que passe as situações que passei. Tenho pensado até em escrever um livro, para detalhar as minúcias das situações que vivemos. Quem sabe, um projeto futuro. 


Então, meus amigos(as) um FELIZ 2012, com muita superação! 

E, que possamos tornar o mundo um lugar melhor, tanto para nós mesmos, quanto para nossos descendentes: 

"Que homem é o homem se não torna o mundo melhor"


   






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário