Lição 4 - (Julho-2011): A WORLD GYMNAESTRADA DA SUIÇA, EM LAUSANNE. A GINÁSTICA PARA TODOS (GINASTICA GERAL) E SEU REAL SIGNIFICADO: NÃO EXISTEM LIMITAÇÕES PARA AQUELES QUE ACREDITAM EM SEUS SONHOS.
Esperei 16 anos por este momento: retornar a uma Gymnaestrada Mundial. Calma, vou "traduzir" o que é a Gymnaestrada. A Gymnaestrada é considerado o maior evento de ginástica não competitiva do mundo. Seu surgimento se deu pela vontade de um presidente da entidade internacional da ginástica (FIG) em ver apresentações focadas apenas nos benefícios das modalidades de Ginástica. A primeira Gymnaestrada - denominada Festival Internacional - teve sua primeira edição realizada em 1953, e, já contou com treze sequências.
A sequência de uma Gymnaestrada compreende, basicamente, em:
- Cerimônia de Abertura
- Apresentações em grupos
- Apresentações em grandes grupos
- Espetáculos de Ginástica Geral por nações (Noites Nacionais)
- Espetáculo de Ginástica Geral da F.I.G. (F.I.G. Gala)
- Fórum de instrutores
- Evento social para os participantes ativos
- Cerimônia de Encerramento
Trata-se do festival internacional mais importante da ginástica geral(ginástica para todos), bem como o evento oficial da Federação Internacional de Ginástica para esta modalidade, no qual vários países se encontram a cada quatro anos para realizar apresentações, trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países e discutir a modalidade não competitiva como importante elemento para o aprimoramento humano. Em 2011, a sede do evento foi a cidade de Lausanne, na Suiça.
A última que participei foi em Berlim, no ano de 1995, quando tinha 17 anos de idade e era atleta da Ginástica Olímpica (atualmente conhecida como Ginástica Olímpica). Naquela época, não tinha nenhuma certeza sobre meu futuro, apenas que gostaria de ser médico. Quis o destino que eu passasse por uma outra faculdade (PUC-MG // Comunicação Social) antes do ingresso no curso médico. Quem manda também concluir o ensino médio com 16 anos de idade. Eu não tinha a menor maturidade para ingressar em uma Faculdade àquela época. Fato é que depois das experiências de Berlin em 1995, muita coisa mudou. Foi minha primeira grande viagem Internacional, primeira para a Europa. Não preciso nem falar a respeito do choque cultural que tive. Este choque cultural mexeu muito comigo. Lembro, com muita felicidade, o quão foi importante para que eu corresse atrás de meu sonho àquela época: INGRESSAR NO CURSO MÉDICO. Aliás, aqui eu gostaria de registrar a importância da ginástica em minha vida. Um esporte que trabalha MUITO o corpo, mas PRINCIPALMENTE a mente. Compromisso, disciplina, dedicação, superação, segurança, reafirmação pessoal, equilíbrio, controle emocional, vencer os limites e as incertezas , bem como conhecer seus limites, são algumas palavras que podem descrever a ginástica.E eu agradeço a Deus, diariamente, por ter tido a oportunidade de conhecer este esporte, que é pouco divulgado e praticado no Brasil. Agradeço, ainda, do fundo do meu coração, todos os ensinamentos de meus ex-técnicos de ginástica, Vinícius e Margô, que se transformaram em minha segunda família: Pai e Mãe.
Além da experiência de voltar a uma Gymnaestrada, eu estava prestes a vivenciar algo inédito: participar do vento como Médico convidado da delegação PUC-MG/Criança Esperança. E, além disso, aproveitei para comemorar 2 anos de casamento com a Tati.
É difícil descrever o que "é" uma Gymnaestrada no sentido de "experiência". Você conhece gente do mundo inteiro, de todo tipo/jeito possível, criança, jovem, adulto, idoso....e, o mais importante, todos num mesmo tipo de intenção: festejar/celebrar a vida e a ginástica. Olhando para um lado, você vê uma criança de 8 anos fazendo alguns elementos, e, de outro, seu avô ou bisavô, também fazendo outros elementos. É este o princípio da ginástica geral, que tem por significado a junção de todas as modalidades (artistica, ritmica, acrobática, aeróbica, de trampolim, etc...) , que resultam em uma prática que visa os benefícios para a saúde, de sua prática constante. O importante é realizar os movimentos gímnicos com prazer e originalidade. Esta modalidade não é competitiva e pode ser praticada por todos independente de idade, porte ou aptidão física.
![]() |
Grupo da Itália - "The Toonies" |
![]() |
Noite Brasil |
![]() |
Grupo PUC-MINAS/Criança Esperança. |
![]() |
Grupo Adulto-PUC-MG |
![]() |
Grupo Francês. |
![]() |
Grupo Russo |
![]() |
Grupo do Canadá |
![]() |
Noite Suiça. |
![]() |
Grupo da Irlanda |
![]() |
Grupo do Japão |
![]() |
Grupo da Itália |
No evento de abertura, as delegações dos Países participantes se juntam no Estádio Olímpico designado. A Suiça CAPRICHOU, e, vejam a surpresa que fizeram....
As apresentações foram belíssimas, destacando um grupo da Suíça que criou uma modalidade denominada "Swiss Rings":
Um País que eu não esperava que fosse participar era o Japão, por causa do Tsunami ocorrido poucos meses antes (11/03/2011). Entretanto, não só participaram, como fizeram uma belíssima Noite Japonesa, com o tema: RECONSTRUÇÃO. Fiquei pensando: "Meu Deus, o País arrasado e eles conseguiram chegar aqui...". E, naquele dia, eu fiquei muito emocionado, pois eles conseguiram demonstrar em apresentações as dificuldades que estavam passando e deixaram um recado expresso ao mundo:"WAIDO" WE WILL NEVER GIVE UP! GO AHEAD!!!! GO AHEAD!!! JAPAN!
E, necessariamente, a apresentação que mais me tocou foi a de um grupo Suíço em que participaram deficientes mentais e físicos. Esta apresentação é a prova objetiva de que a ginástica para todos é possível de ser praticada por qualquer um. É a prova de que não existem limitações para aqueles que ACREDITAM NOS SEUS SONHOS. Integrando o grupo estava Damian, um Suíço de 20 anos, portador de paralisia cerebral grave, com restrição importante de movimentos corporais. Percebam no vídeo que ele consegue acompanhar até mesmo o RITMO da música na apresentação. Integrando o grupo também estava Malick Touré, um adolescente portador de Tetraplegia. Este, ficou meu amigo no Facebook e tenho mantido contato frequentemente. Impressiona-me sua capacidade de transpor barreiras, uma vez que ele faz a maioria das atividades com uso de um equipamento especial, controlado por movimentos de sua boca. Um outro integrante, portador de Tetraplegia, fez uma parada de mãos utilizando apenas a força dos membros superiores.
O exemplo de superação: parada de mãos feita por um paraplégico.
![]() |
O exemplo de superação: Damian. Foi um orgulho e honra poder conhecê-lo. Obrigado! |
E então, meu caro(a) amigo(a): O que vocês está esperando para começar a cuidar de sua Saúde ? De seu Corpo ? Acha mesmo que não é capaz ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário